Escola:________________________________________
Nome:______________________________________4º_______
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PORTUGUÊS
Texto nº 1 ( Leitura e Interpretação )
Isso não está me cheirando bem
Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha e quando ela chegar lá embaixo, vai ter virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo.
Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande idéia! Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
Para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plástico, papel metal e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares a gente encontra aquelas lixeiras coloridas.
Suplemento “O Estadinho”, agosto/2006.
1- O texto foi escrito para:
(A) Informar as pessoas.
(B) Divertir as pessoas.
(C) Promover um produto.
(D) Dar um recado
Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha e quando ela chegar lá embaixo, vai ter virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo.
Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande idéia! Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
Para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plástico, papel metal e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares a gente encontra aquelas lixeiras coloridas.
Suplemento “O Estadinho”, agosto/2006.
1- O texto foi escrito para:
(A) Informar as pessoas.
(B) Divertir as pessoas.
(C) Promover um produto.
(D) Dar um recado
2- Segundo o texto, cada brasileiro produz por dia:
(A) 200 g de lixo
(B) 300 g de lixo
(C) 500 de lixo.
(D) 1 kg de lixo.
3- Para solucionar este problema é preciso:
(A) Separar o lixo para reciclagem.
(B) Jogar o lixo nos lixões.
(C) Limpar o lixo dos rios.
(D) Produzir mais lixo.
4- De acordo com as informações do texto, o grande problema nas cidades é:
(A) A separação do lixo.
(B) A reciclagem do lixo.
(C) A produção de lixo.
(D) Decomposição do lixo.
Texto nº 2
*Observe a seguinte tirinha e responda as perguntas.
1- “Quem cala consente!” significa:(a ) Aquele que não se manifesta contra uma atitude concorda com ela.
(b ) O espelho não fala porque não tem boca.
(c ) O espelho costuma não falar a verdade.
(d ) Mônica é bonita.
2- A tirinha nos faz lembrar de qual história de conto de fadas:
(a ) Chapeuzinho Vermelho
(b ) A Bela Adormecida
(c ) Branca de Neve
(b ) O espelho não fala porque não tem boca.
(c ) O espelho costuma não falar a verdade.
(d ) Mônica é bonita.
2- A tirinha nos faz lembrar de qual história de conto de fadas:
(a ) Chapeuzinho Vermelho
(b ) A Bela Adormecida
(c ) Branca de Neve
(d ) Cinderela
Acentuação e Pontuação
· Acentue corretamente as palavras. Não se esqueça, use somente os acentos ( ´) agudo e ( ^ ) circunflexo.
cha - bebe - pe - xicara - ingles - robo - onibus –
lampada - ceu - musica - picole - voce – domino
cha - bebe - pe - xicara - ingles - robo - onibus –
lampada - ceu - musica - picole - voce – domino
· Leia a piadinha abaixo, pontue-a usando:
(Vírgula , Dois - pontos : Interrogação ? Exclamação !Ponto-final . )
Anedota
Havia um homem que todos os dias quando ia trabalhar tomava banho perfumava-se e ia para a frente do espelho Pegava no telefone e começava a rir A sua esposa ficou intrigada e interrogou-lhe o motivo de tão estranho comportamento
O homem muito naturalmente explicou Depois de chegar do trabalho tomo banho perfumo- me vou para a frente do espelho e pergunto ao telefone Quem é o homem mais bonito do mundo quem é
E o telefone responde
Tu…tu…tu…tu...
Gramática
1-Classifique as frases como interrogativa, afirmativa, imperativa, negativa e exclamativa:
a) É uma delícia esse bolo!___________________________________
b) Quantos dias faltam para o seu aniversário? ___________________
c) Faça-o entrar no carro. _____________________________
d) Hoje eu não vou à aula de inglês. _________________________
e) Empreste-lhe o meu celular. __________________________
f) Que blusa linda!!!_________________________________________
g) Ela não está em casa agora._______________________________
a) É uma delícia esse bolo!___________________________________
b) Quantos dias faltam para o seu aniversário? ___________________
c) Faça-o entrar no carro. _____________________________
d) Hoje eu não vou à aula de inglês. _________________________
e) Empreste-lhe o meu celular. __________________________
f) Que blusa linda!!!_________________________________________
g) Ela não está em casa agora._______________________________
2) Leia o texto abaixo, substituindo as palavras grifadas por sinônimos:
A bola
Mário ganhou uma bola.
( )
Que alegria!
( )
Agora, ele coloca sua chuteira nova e vai brincar com seus amigos do bairro. ( ) ( )
Ontem ele Fez um golaço!
Sua mãe já lhe avisou:
_ Mário, antes de jogar faça suas tarefas de casa!
Mário não vacila, organiza suas tarefas em dia e vai brincar , feliz da vida! ( ) ( )
3) Agora, dê o Antônimo das palavras grifadas no texto acima:
a- GANHOU_____________________
b- ALEGRIA______________________
c- AMIGOS_______________________
d- ORGANIZA____________________
e- FELIZ_________________________
4) Descubra no balão as palavras e forme frases com elas:
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário