O ÔNIBUS
Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.
Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.
Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carregava no nome
tanta raiva do mundo.
O quarto desceu
em frente à estátua
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.
Desceu o último
tranqüilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.
Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim - ufa!
Podia ir ao banheiro.
Poesia a gente inventa. São Paulo. Ática, 1996.
1. O poema
está organizado em partes, isto é, estrofes. Qual o número de estrofes do
poema?
2. De
acordo com o poema, quantas pessoas havia ao todo no ônibus?
3. Qual a
relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus?
4. Esse
poema é classificado como poema descritivo ou narrativo? Explique.
5. Numeral
é a palavra que representa quantidade numérica, a ordem de uma sequência,
número de vezes ou partes de um todo. No poema, que palavra representa
quantidade?
6. Circule
no texto os numerais que representam a ordem de uma sequência.
7. Quais
tipos de numerais foram aplicados no texto? Qual o mais utilizado?
8.
Complete as lacunas com o numeral correto:
a) Logo na esquina desceu o
_______________ passageiro. (ordinal)
b) Seguiu o motorista com mais
_______________ passageiros. (cardinal)
c) Entrou o _______________ de
passageiros. (multiplicativo)
d) O motorista percorreu
_______________ do caminho. (fracionário)
9. Esse
texto é um poema ou uma poesia? Explique.
10. Explique o que representa a
interjeição “ufa!” no penúltimo verso.
EU não quero sobre o cardinal eu quero um Poema sobre o multiplicativo e reacionário
ResponderExcluirFracionários e entre outros
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