Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos.
O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.
A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos.
O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.
Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
No dia 13 de maio comemoramos a Abolição da Escravatura do Brasil, um episódio de nossa história. Podemos trabalhar também o cotidiano dos escravos negros (onde vivia, o que comiam, como se divertiam, o esquema do trabalho, os castigos, as fugas, etc).
Processo de abolição da escravatura no Brasil
Podemos fazer a linha do tempo, através de uma historinha construída pelos alunos.
Peça para as crianças dividirem uma folha de papel sulfite em seis quadrados. Conte a história dos escravos negros, desde a vinda para o Brasil nos navios negreiros até a abolição da escravatura. Fale também sobre a cultura (danças, comidas, instrumentos musicais). Enquanto ouvem a história, as crianças desenham em cada quadrinho uma etapa da escravidão.
Quadrinho 1: A vinda dos negros africanos para o Brasil nos navios negreiros.
Quadrinho 2: O trabalho escravos nas plantações, na mineração, na casa-grande.
Quadrinho 3: Uma dança trazida pelos negros, como capoeira, congada, samba.
Quadrinho 4: Uma comida típica, como bolo de fubá, feijoada, vatapá, cocada.
Quadrinho 5: Um instrumento musical, como tambor, atabaque, berimbau.
Quadrinho 6: A Princesa Isabel assinando a Lei Áurea e libertando os escravos.
Essas são algumas atividades que podemos trabalhar sobre esse marco na nossa história, a Abolição da escravatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário